Respostas Sociais

ERPI

A ERPI da Santa Casa da Misericórdia de Alvito encontra-se sediada na Vila de Alvito e dá prioridade na admissão a idosos naturais e/ou residentes no concelho de Alvito. Tem capacidade para 70 clientes/utentes, com os quais tem um Acordo de Cooperação com a Segurança Social.

Apesar de todas as suas limitações, a Estrutura Residencial pretende diretamente com o empenho de profissionais especializados garantir um conjunto de serviços diferenciados, que enfatizam o bem-estar físico e emocional dos seus clientes, proporcionando-lhes um ambiente acolhedor, familiar e tranquilo.

A integração no novo ambiente de vida, assenta num modo de vida saudável, centrado nos cuidados de alimentação, higiene, segurança e saúde. Complementa-se com a dinamização de um plano de atividades diferenciadas, adequado às necessidades biopsicossociais de cada pessoa, o qual desenvolve a criatividade, a afetividade das relações familiares, o lúdico, o cultural, o espiritual, para assim potenciar o seu equilíbrio individual, familiar e social.

Os serviços existentes são: Alojamento (temporário ou permanente); Alimentação adequada às necessidades dos clientes/utentes, respeitando as prescrições médicas; Cuidados de higiene pessoal e imagem; Tratamento de roupa; Higiene dos espaços; Apoio no desenvolvimento das atividades da vida diária; Atividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais que visem contribuir, para um clima de relacionamento saudável entre os clientes/utentes para a estimulação e manutenção das suas capacidades físicas e psíquicas; Cuidados de enfermagem (engloba a administração de fármacos, quando prescritos); Cuidados médicos; Apoio psicossocial; Fisioterapia; Aquisição de bens e serviços; Transporte e acompanhamento a consultas médicas ou tratamentos.


SAD

O SAD é uma resposta social, que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados e personalizados no domicilio das pessoas quando, por motivo de doença, deficiência, idade, ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.

O SAD, nas suas atividades, visa alcançar os seguintes objetivos: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos clientes/utentes e famílias; Prevenir a institucionalização desnecessária, decorrentes de situações de dependência; Acautelar crises e a deterioração grave da situação pessoal e familiar; Proporcionar apoio personalizado aos clientes/utentes e/ou suas famílias no seu domicilio, de forma a criar condições facilitadoras de desenvolvimento global, assegurando-lhe cuidados de ordem física e apoio social, estabilidade emocional e vivencia social. Contribuir para a promoção de atividades de sensibilização à comunidade envolvente que tenham por objectivo facilitar a integração do cliente/utente dependente, objetivando contribuir para a melhoria da qualidade de vida; Facilitar o acesso a serviços da comunidade; Promover a autonomia dos clientes; Prestar apoio psicossocial aos clientes e familiares, de modo a contribuir para o seu equilíbrio, bem-estar e melhoria da qualidade de vida;

Esta resposta social, assegura a prestação dos seguintes serviços: Higiene e conforto pessoal; Higiene habitacional (arrumar o quarto, sala de estar, cozinha e limpar a casa de banho); Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica; Tratamento de roupa do uso pessoal do cliente/utente (na casa do cliente/utente ou na instituição); Actividades de animação / socialização; Acompanhamento social; Administração de medicação, quando prescrita pelo médico; Outros serviços (marcação de consultas, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, acompanhamento ao exterior);


Centro de Dia

É uma resposta social, que contribuiu para a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências pessoais, proporcionando ainda durante o dia a resolução de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e sócio - culturais às pessoas afetadas por diferentes graus de dependência, contribuindo para a manutenção da pessoa no seu meio familiar.

O Centro de Dia destina-se aos idosos que necessitam de apoio nas várias atividades da vida diária, nomeadamente, a alimentação, higiene pessoal, o tratamento da roupa, administração de medicamentos, e que procuram uma estrutura onde estejam acompanhados e possam estabelecer relações sociais e momentos de convívio.


Creche

A Creche do concelho de Alvito encontra-se sediada na Rua Dom Nuno Álvares Pereira em Vila Nova da Baronia e iniciou funções no dia 1 de agosto de 2021, com licença de funcionamento emitida pelo Centro Distrital de Segurança Social de Beja (licença de funcionamento nº.1 de 2021), em 30 de julho de 2021.

Para a instalação e funcionamento do equipamento social, foi formada uma parceria e concretizado um protocolo entre a Câmara Municipal de Alvito e a Santa Casa da Misericórdia, datado de 3 de dezembro de 2020, no qual estão determinados os elementos fundamentais que regulam as responsabilidades destas entidades e que dão forma e sentido à parceria.

Pretende-se que o equipamento reúna as condições para proporcionar um ambiente íntegro e acolhedor, para, numa perspectiva educativa, dinamizar aprendizagens adequadas às idades das crianças e que permitam um desenvolvimento progressivo e global.

Com capacidade para acolher 41 crianças até aos 3 anos de idade, a creche integra um berçário para 9 crianças até à aquisição da marcha; uma sala de atividades dos 12 aos 24 meses com capacidade para 14 crianças; e uma sala de atividades dos 24 aos 36 meses para 18 crianças.

A creche presta serviços e desenvolve atividades visando facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar; colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança; assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada criança; prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado; proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança, num ambiente de segurança física e afetiva; e promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade.

Com data de 1 de Setembro de 2021, a creche passou a beneficiar do financiamento da Segurança Social para 32 crianças, através do estabelecimento do acordo de cooperação, nos termos dos princípios legais e regulamentares.

As comparticipações familiares são determinadas de forma proporcional ao rendimento do agregado familiar das crianças, em conformidade com o disposto no anexo à Portaria nº.196-A/2015, de 1 de julho, na sua redação atual.

A resposta social funciona nos dias úteis, entre as 8h e as 19h, sendo o horário limite para as crianças até às 18h, para que seja possível preparar o equipamento para o dia seguinte.